Alimentos ruins na prevenção de cárie como o pão branco e doces são ricos em carboidratos fermentáveis. Além disso, também devemos ficar atentos a alimentos que se aderem aos dentes, como as balas e os biscoitos recheados. Por outro lado existem grupos de alimentos que são os benéficos para os dentes e ajudam na prevenção de cárie.
Nutrição
Relacionada com o processo de formação do dente e com possíveis efeitos na resistência deles à cárie, os alimentos podem influenciar a estrutura dos tecidos dentários a quantidade e a qualidade da placa bacteriana que é a principal responsável para formação da doença cárie.
O efeito local que os alimentos ricos em açucares e carboidratos tem na cavidade bucal é o fator mais importante da DOENÇA CÁRIE; a dieta influência o tipo e a quantidade de placa dentária influenciando na quantidade de secreção salivar e a produção de ácidos que podem desestruturar o esmalte do dente ocasionando a desmineralização dos tecidos dentários.
Vários estudos mostram que a maior prevalência de cárie tem uma forte relação com o consumo alto de açúcar e sua frequência, o pior é a repetida vezes que esse açúcar é consumido por dia.
Veja os 5 alimentos que ajudam na prevenção de cárie.
- Fibras
As fibras são benéficas para os nossos dentes, pois elas estimulam o fluxo salivar. A saliva é um importante aliado contra a cárie. Já que ela além de reequilibrar o PH da boca também ajuda na limpeza dos dentes. Alimentos nessa categoria são as frutas secas, passas, figos, tâmaras. - Cereais
Os cereais também têm a mesma características das fibras, ajudam na produção da saliva. Porém, esta categoria de alimentos apresenta vantagem por ser rica em vitamina B. Essa substância ajuda a manter a gengiva com saúde. Por isso, devemos nos alimentar com farelo de trigo, arroz integral, massas de grão inteiro e etc. - Leite e derivados
A alta presença de cálcio é a vantagem destes alimentos . O cálcio ajuda a reforçar a estrutura dos dentes, sendo ainda mais benéfico em crianças. Outras opções de alimentos com cálcio são os vegetais verdes como brócolis e o repolho chinês, amêndoas e grãos secos. - Maçãs e outras frutas “duras”
Por terem consistência mais dura, são benéficas pois ajudam a eliminar a placa dental através da fricção com os dentes. Além disso, também apresentam vitamina A que ajuda na formação dos ossos. - Nozes
Esse alimento tem o mesmo principio da maçã, ou seja, ajuda a eliminar a placa. Porém, ele têm como vantagem a presença do magnésio, substância que ajuda a fortificar os dentes.
A lesão de cárie inicial tem coloração branca, e se localiza em cima e ao redor do dente, sua progressão ocasiona a quebra do dente e geralmente quando quebra o dente essa lesão já está muito profunda causando dor. Esse processo não ocorre do dia para noite, é lento e progressivo, tem como tratar a cárie logo no início se for bem diagnosticada.
Tratamento
O principal tratamento para cárie deve estar baseado em prevenção e controle da placa bacteriana.
Mesmo antes dos primeiros dentinhos aparecerem na boca, a higienização já deve ser uma rotina.
É importante que a criança crie o hábito de higienização como parte da sua rotina diária e os pais devem estar presentes ajudando, pois ainda não possuem os movimentos muito coordenados (movimentos de vai e vem e circulares que tem que serem feitos para remoção da placa bacteriana).
O ideal é uma dieta bem balanceado com muitas frutas e legumes que ajudam na prevenção da cárie e principalmente sem refrigerante.